Educação sem fronteiras

A associação Educação sem Fronteiras (EsF) é a primeira associação de educação para imigrantes e refugiados do Brasil, oferece cursos gratuitos de português e faz a interface desse público com empresas brasileiras. Tudo com um objetivo em mente: promover a empregabilidade deste público no país, ajudando-os a superar os desafios de recomeçar a vida em um ambiente completamente novo.

Porém, a EsF enfrentava desafios de comunicação para alavancar o alcance da marca, com oportunidades de melhorias no site, nas redes sociais e no discurso institucional.

Objetivos​

Nossa parceria envolveu construir o manual de marca da Educação Sem Fronteiras, com o intuito de melhorar a comunicação com os públicos de interesses – como beneficiários, imprensa e financiadores – aumentar o conhecimento da instituição no Brasil e ampliar o número de inscrições em cursos no seu site.

Como fizemos​

Miramos o centro do problema: identificamos os valores e entendemos com profundidade o propósito da instituição, para então atuar na construção do conceito e identidade de marca, até então inexistente. Isso envolveu mapeamento de personas, definição de narrativa e tom de voz, e definição de canais de comunicação apropriados para alcançar seu público-alvo.

Com a construção da marca concretizada, avançamos para a parte gráfica, com o desenvolvimento de Key Visuals (KV), como logotipo, tipografia e paleta de cores.

A  partir de ferramentas de realidade virtual, criamos a Edna, assistente virtual da EsF a com foco no imigrante recém-chegado; e o Edu, direcionado aos alunos matriculados nos cursos.

Fortalecendo a marca EsF através de diversos canais

A partir do desenvolvimento de logotipia e paleta de cores, desdobramos os usos em diversos produtos. Além dos atendentes virtuais, aplicamos em coletes, mochilas, cadernos e anúncios em locais públicos para ampliar o conhecimento de marca da EsF.

Dados e Métricas

Utilizamos ferramentas avançadas para coletar, analisar e interpretar dados relacionados às estratégias de comunicação. Essa abordagem baseada em dados permite ajustes e otimizações contínuos, para alcançar resultados mais eficazes e mensuráveis.

Construção de marca

Atuamos na construção de conceito e identidade de marca, o que inclui construção de narrativa e tom de voz, e desenvolvimento de Key Visuals (KV), como logotipo, tipografia e paleta de cores.

Branded content

Fazemos a criação e gestão de Branded Content para veículos de mídia (TV, Rádio, Jornais, Revistas e Portais) e influenciadores, considerando: estratégia de escolha do veículo, produção do conteúdo e relatório da ação. 

Treinamento de comunicação

Desenvolvemos treinamentos para executivos e colaboradores a fim de que estejam preparados para se comunicar de maneira efetiva com os stakeholders. Isso inclui media training, uso estratégico do Linkedin, participação em eventos físicos e digitais.

Assessoria de imprensa

Atuamos na gestão do relacionamento entre as empresas e a imprensa. Identificamos assuntos com relevância para os meios de comunicação, mapeamos veículos prioritários, realizamos encontros de aproximação e atuamos na gestão de crise.  

SEO

Usamos as melhores práticas de Seo (Search Engine Optimization) para atrair uma audiência qualificada e relevante para as marcas. Mapeamos concorrência, definimos personas e território, fazemos análise de keywords, produzimos e otimizamos conteúdos e entregamos relatórios de performance.

Conteúdo

Entendemos os desafios da marca e construímos conteúdos assertivos, como sites, ebooks, infográficos, podcasts, newsletters, livros-reportagem e relatórios sociais.

Inbound Marketing

Criamos estratégia de marketing para produção e distribuição de conteúdo relevante por meio de ação crossmídia com o objetivo de atrair o público certo e transformá-lo em clientes potenciais. Isso envolve SEO; réguas de automação para captação, nutrição e conversão de leads; infoprodutos e mídias sociais.

Redes Sociais

Elaboramos o planejamento e gestão de redes sociais de acordo com o objetivo do cliente, como conhecimento de marca, engajamento de seguidores, captação de leads e construção de autoridade. Atuamos em contas corporativas e Linkedin de executivos.

Estratégia

Fazemos uma imersão na marca, setor e público de interesse. Com base nessa pesquisa, desenvolvemos uma estratégia de comunicação, indicando os melhores formatos e canais de atuação para atingir os objetivos do cliente.