![](https://balmantconteudo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/edna_01-1.png)
A associação Educação sem Fronteiras (EsF) é a primeira associação de educação para imigrantes e refugiados do Brasil, oferece cursos gratuitos de português e faz a interface desse público com empresas brasileiras. Tudo com um objetivo em mente: promover a empregabilidade deste público no país, ajudando-os a superar os desafios de recomeçar a vida em um ambiente completamente novo.
Porém, a EsF enfrentava desafios de comunicação para alavancar o alcance da marca, com oportunidades de melhorias no site, nas redes sociais e no discurso institucional.
Objetivos
Nossa parceria envolveu construir o manual de marca da Educação Sem Fronteiras, com o intuito de melhorar a comunicação com os públicos de interesses – como beneficiários, imprensa e financiadores – aumentar o conhecimento da instituição no Brasil e ampliar o número de inscrições em cursos no seu site.
Como fizemos
Miramos o centro do problema: identificamos os valores e entendemos com profundidade o propósito da instituição, para então atuar na construção do conceito e identidade de marca, até então inexistente. Isso envolveu mapeamento de personas, definição de narrativa e tom de voz, e definição de canais de comunicação apropriados para alcançar seu público-alvo.
Com a construção da marca concretizada, avançamos para a parte gráfica, com o desenvolvimento de Key Visuals (KV), como logotipo, tipografia e paleta de cores.
A partir de ferramentas de realidade virtual, criamos a Edna, assistente virtual da EsF a com foco no imigrante recém-chegado; e o Edu, direcionado aos alunos matriculados nos cursos.
![](https://balmantconteudo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/edna_02-1-1024x576.png)
![](https://balmantconteudo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/edu_01-1.png)
![](https://balmantconteudo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/edu_02-1.png)
Fortalecendo a marca EsF através de diversos canais
A partir do desenvolvimento de logotipia e paleta de cores, desdobramos os usos em diversos produtos. Além dos atendentes virtuais, aplicamos em coletes, mochilas, cadernos e anúncios em locais públicos para ampliar o conhecimento de marca da EsF.